terça-feira, janeiro 18, 2011

Cd Femucic 2010

Antes de mais nada, vou colocar quem é de fora a par da situação: O Femucic é o Festival de Música da Cidade Canção, que acontece há 32 anos aqui em Maringá - PR (33 se contarmos o deste ano, que acabou de iniciar as inscrições). Recebemos gente do Brasil inteiro, as músicas costumam apresentar características regionais muito fortes deixando o palco do Teatro Calil Haddad cheio de diversidade cultural. Em, resumo, é um prato cheio para quem gosta de cultura popular! Bom, aqui em Maringá qualquer um consegue o cd e o dvd facinho, é só retirar no SESC. Já nas outras cidades eu não sei como funciona, por via das dúvidas, fiz upload do cd para vocês baixarem :)


Bom, agora darei minha opinião a respeito. Adorei a seleção, muito boa mesmo. Apesar de ter faltado muita coisa - o que julgo inevitável - como os meninos do Rio Grande do Sul que tocaram música gaúcha de um jeito bonito demais de se ver. O excesso de instrumental também é dispensável na minha opinião (e olha que gosto de música instrumental), mas acho que vale mais a pena destacar o que tem de bom no cd do que falar do que sobrou ou faltou.

  • A "abertura" do cd é Ana Paula da Silva, decisão mais sábia impossível, na minha opinião. A menina é um doce, cantou uma linda composição e, para completar, o instrumento que vocês ouvirão durante a música (além do piano, é claro) trata-se de nada menos do que um batuque que a intérprete fez com uma sacola. Pois é, sacolinha de mercado sabem? Foi o que ela usou no show para fazer som. Não teve quem não ficou de boca aberta.
  • As faixas 3 e 4 me encantaram e com elas vocês entenderam perfeitamente o que eu quis dizer com cultura popular. Muito gracinhas.
  • Nessa minha listinha especial também não podia faltar Roberto Bach, que já tem histórico no festival e marca o cd com a faixa 9, lindíssima.
  • A faixa 8 é preenchida por quem não podia faltar, João Leopoldo, cantor, compositor e pianista. Ele faz uma mistura de música, poesia e crítica que vira nossa cabeça do avesso. Trabalha as palavras de forma complexa e ao mesmo tempo divertida. Genial.
  • Sempre me encanto com vocal feminino. As especiais do cd são de Juliana Ribeiro e Keyla Castro com as faixas 14 e 18, respectivamente. Além das belíssimas vozes as duas músicas têm em comum letras que demonstram devoção e admiração a suas culturas regionais. A primeira cantora é bahiana e a segunda de Roraima.

Ok, a intenção era falar de poucas, minhas preferidas, mas acabei falando de quase todas as músicas. Aliás estou aqui me controlando para finalizar o post logo e não falar das outras. Hahaha. Bom, em resumo, tem muita coisa boa no cd e eu estou aguardando ansiosamente a edição deste ano. Aproveitem.

Um comentário:

  1. Vamos lá, cd 42% concluído...
    Vou escutar ele inteirinho, depois de uma crítica bacana dessas!!
    Um super abraço para você e é isso aí, gostei de ver, vamos divulgar e defender o que é nosso!!!!!!!

    ResponderExcluir